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1. Identificação
Tipo de ReferênciaRelatório (Report)
Sitemtc-m21c.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34R/3U2N3HH
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21c/2019/09.10.13.28
Última Atualização2019:09.10.13.28.22 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21c/2019/09.10.13.28.22
Última Atualização dos Metadados2022:07.08.20.07.31 (UTC) administrator
Chave de CitaçãoLourençoOmetNola:2019:AdMeBr
TítuloConsumo de energia nos sistemas residenciais e de transporte para cálculo da pegada ecológica de nitrogênio: adaptação de metodologia para o Brasil
Ano2019
Data de Acesso05 maio 2024
TipoRPQ
Número de Páginas22
Número de Arquivos1
Tamanho831 KiB
2. Contextualização
Autor1 Lourenço, Bruno Uemura da Silva
2 Ometto, Jean Pierre Henry Balbaud
3 Nolasco, Camille Lanzarotti
Grupo1
2 COCST-COCST-INPE-MCTIC-GOV-BR
3 COCST-COCST-INPE-MCTIC-GOV-BR
Afiliação1 Universidade Estadual Paulista (UNESP)
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
3 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Endereço de e-Mail do Autor1 brunouemurasilva@gmail.com
2 jean.ometto@inpe.br
3 camille.nolasco@inpe.br
InstituiçãoInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2019-09-10 13:28:45 :: simone :: -> 2019
2019-09-10 13:29:01 :: simone -> administrator :: 2019
2022-07-08 20:07:31 :: administrator -> simone :: 2019
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-ChaveNitrogênio reativo
Fator de Emissão
N Footprint
ResumoO Nitrogênio (N) é um nutriente essencial para a vida na Terra, porém processos antropogênicos de produção de energia e alimentos podem resultar em excesso de N reativo que podem causar impactos negativos no ambiente, na saúde humana, e para a economia. Este trabalho tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento da adaptação de metodologia para a construção de uma versão brasileira do modelo que calcula a Pegada Ecológica de Nitrogênio (N-Footprint), desenvolvido por Leach et al. (2012) e faz parte do projeto INMS (Sistema de Manejo Internacional do Nitrogênio, em português). O INMS envolve vários países, e tem como objetivo envolver a comunidade cientifica e os diversos setores da sociedade para sintetizarem juntos evidências que gerem o desenvolvimento de políticas internacionais visando melhorar a gestão global do nitrogênio (N). A partir da pesquisa realizada, foram feitos extensos levantamentos bibliográficos a fim de se obter dados para estimar a emissão do N reativo (Nr) relacionado ao consumo doméstico nos setores de transporte e energia por habitante (per capta), segundo às emissões nestes setores no Brasil. Foram consultados relatórios disponibilizados por diversos órgãos de pesquisa, a fim de se obter o conjunto de dados necessário. Contudo, vários dados utilizados no modelo desenvolvido por Leach et al. (2012) não se encontram disponíveis para o Brasil. Desta forma, mais levantamentos bibliográficos foram necessários para a obtenção de outros dados secundários que auxiliassem na estimativa, e adaptações na metodologia foram necessárias. Os dados foram então organizados em planilhas virtuais. Para o cálculo do fator médio de emissão de Nr no uso de energia doméstica pela população brasileira, seguiu-se a linha metodológica bottom-up do N-Footprint (Leach et al., 2012). Os resultados dos cálculos para números de moradores por domicílio, consumo médio por domicílio e fator de emissão foram cruzados obtendo-se um valor de aproximadamente 2,52 kg Nr/ano per capta. Posteriormente, calculou-se o mesmo fator em relação ao transporte individual da população, segregado por dois tipos de veículos utilizados (motocicletas e carros). Obteve-se os valores aproximados de 0,32 kg Nr/ano da população brasileira para usuários de automóvel e 0,81 kg Nr/ano para usuários de motocicleta. Foi calculado também, o fator de emissão em relação a população usuária de transporte coletivo, obtendo-se o valor de 0,072 kg Nr/ano. Estão em andamento as coletas de informações necessárias para a complementação do cálculo da pegada ecológica no setor de transporte, relativas a usuários de transporte aéreo, e hidroviário.
ÁreaCST
Arranjo 1urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > COCST > Consumo de energia...
Arranjo 2urlib.net > BDMCI > Fonds > Acervo PIBIC/PIBITI > PIBIC/PIBITI 2019 > Consumo de energia...
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agreement.html 10/09/2019 10:28 1.7 KiB 
4. Condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/3U2N3HH
URL dos dados zipadoshttp://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34R/3U2N3HH
Idiomapt
Arquivo AlvoBRUNO UEMURA.pdf
Grupo de Usuáriossimone
Visibilidadeshown
Permissão de Leituraallow from all
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F3T29H
8JMKD3MGPDW34P/478H8JH
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/mtc-m16c/2022/07.08.19.43.45 1
sid.inpe.br/bibdigital/2013/10.19.20.40 1
DivulgaçãoBNDEPOSITOLEGAL
Acervo Hospedeirourlib.net/www/2017/11.22.19.04
6. Notas
NotasBolsa PIBIC/INPE/CNPq
Campos Vaziosarchivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder copyright creatorhistory date descriptionlevel doi e-mailaddress edition format isbn issn label lineage mark mirrorrepository nextedition orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project readergroup recipient reportnumber resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark secondarytype session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype translator url versiontype
7. Controle da descrição
e-Mail (login)simone
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